quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CINEMA NA MATA NORTE POR QUEM VIU E VIVEU

      

AMostra Canavial de Cinema destaca os personagens da Mata Norte e as lembranças deles em relação ao cinema. Alguns encontraram um amor, outros conheceram lugares e culturas assistindo aos filmes nos cinemas do interior, outros, mesmo que de maneira improvisada nas salas simples de projeção, puderam experimentar as inesquecíveis sensações de mistério, aventura, paixão, proporcionadas pelas histórias contadas nas grandes telas.

Essas pessoas recuperam as lembranças da época em que o cinema na Mata Norte reunia jovens, adultos, amigos, famílias e ressuscitam a importância de poder voltar a ter acesso à sétima arte na Mata Norte de Pernambuco.


    José Everaldo de Araújo
    Vicência, um cenário para filmes, mas que precisa restabelecer as plateias de cinema


                                Foto: Ernesto Rodrigues

    Seu José Everaldo de Araújo (65), aposentado, não tem muitas lembranças de cinema em Vicência, devido ao pouco tempo que
    frequentou os espaços para a exibição dos filmes. A cidade, mesmo servindo de cenário para alguns filmes recentes do cinema nacional, ainda não viu ressurgir a época das salas cheias para a exibição de histórias.

“O Cine Vicência era muito bem frequentado, era um prédio muito bom no centro da cidade, as pessoas da sociedade frequentavam, assistiam moças, rapazes, jovens, velhos, a sociedade gostava. O pessoal assistia no final de semana, no sábado à noite, no domingo à noite, domingo à tarde, que eram os seriados. O proprietário foi o Senhor Antônio Neves, ele era um empresário.”

“Teve uma ocasião de a gente até participar de uma briga em razão de um seriado que estava acontecendo. Um grupo de pessoas era a favor do bandido e outro grupo de pessoas a favor do artista [mocinho]. O artista, todo final de semana ele vence, né? Aí todo final de semana havia aquela divergência..(risos)”.

“Antigamente você encontrava cinemas bons, com filmes bons em Goiana, em Nazaré da Mata, em Vicência mesmo, em Carpina. Eu acho que é o momento de se reviver essas coisas, de voltar a ter contato com cinema, porque cinema faz parte da educação.”

 “Televisão tem público, avalie o cinema. O cinema tinha público naquele tempo, mas, infelizmente isso foi se perdendo Eu acho que deveria se reviver essa época..”


2ª Mostra Canavial de Cinema
Quando: de 15 de novembro a 2 de dezembro
Local: Praças e espaços públicos das cidades das cidades de Vicência, Aliança, Condado, Goiana, Tracunhaém, Carpina e Nazaré da Mata
Hora: Exibições cinematográficas com início às 19h30;
Quanto: Aberto ao público

Facilitando contatos,divulgando ideias culturais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...